Departamento Pessoal

Departamento Pessoal

O departamento  pessoal compreende um setor que lida exclusivamente com os processos burocráticos no que diz respeito aos funcionários, por exemplo, a contratação, remuneração de salários, transportes, férias, afastamento médico, 13° salário, definição de escalas de trabalho entre outras atribuições.


A seguir apresentamos essa divisão mais detalhadamente:


Admissão: no setor de admissão o departamento pessoal fica responsável pelo registro dos funcionários contratados pelo setor de recursos humanos. Vale ressaltar que em algumas empresas o departamento de pessoal é responsável também pelo recrutamento e seleção dos candidatos, essa atribuição pode eventualmente agilizar o processo no caso dos registros de funcionários serem feitos imediatamente após a seleção, ou retardar o processo caso o setor fique sobrecarregado.


Controle/manutenção: Nesse setor são efetuados todos os processos burocráticos que envolvem folha de pagamento, controle de horários, 13° salário, férias entre outras diretrizes referentes aos colaboradores. Esse setor em períodos de estabilidade da empresa costuma ser o mais movimentado, pois gera uma série de indicadores mensalmente, todos os cálculos dessa área devem ser precisos para evitar prejuízos para a empresa ou descontos indevidos para os funcionários.


Demissão ou desligamento: Esse setor é o responsável pelo desligamento do funcionário e os motivos que motivaram esse desligamento, como forma de controle de processos internos. É também responsável pelo cumprimento de todos os direitos trabalhistas junto aos sindicatos e das leis trabalhistas previstas na CLT.


Por fim podemos afirmar que a importância do departamento  pessoal dentro do contexto empresarial ocorre pelo fato do mesmo agilizar os processos burocráticos internos na relação funcionário-empresa, manter as relações trabalhistas de acordo com as diretrizes trabalhistas em vigor e manter uma relação amistosa da empresa com os sindicatos e assim garantir o bom fluxo de produção na empresa.

Aguarde..